segunda-feira, 10 de outubro de 2011

TRENS HISTÓRICOS VENDIDOS A R$ 0,10 O QUILO - CRIME


Trem da RFFSA era vendido como sucata
09/10/2011 - Folha de S. Paulo
A CGU (Controladoria-Geral da União) vai investigar a venda de patrimônio da extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal) feita nos últimos anos no Brasil. Relatório da Polícia Federal mostra que um esquema montado em São Paulo desviou, como mera sucata, bens servíveis ou recuperáveis de alto valor.
Segundo a PF, a operação seria repetida agora pela Diretoria de Infraestrutura Ferroviária do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte). A controladoria disse que deverá abrir um Processo Administrativo Disciplinar para apurar o desvio de conduta de servidores que tenham participado da alienação irregular de bens da RFFSA.
Segundo a PF, que fez a denúncia à CGU, a transação envolve, além de agentes públicos, concessionárias de ferrovia, ferros-velhos e até siderúrgicas que teriam usado material ferroviário para a produção de vergalhões. Entre os bens estão trilhos, locomotivas, vagões e vários tipos de equipamentos pertencentes à RFFSA ou entregues à concessão no processo de desestatização.
A investigação da CGU pode abrir uma caixa-preta já identificada num inquérito volumoso -embora sigiloso- produzido pela Polícia Federal de Piracicaba (SP) e por agentes da Polícia Ferroviária Federal. Os prejuízos ao país podem ter sido de bilhões de reais, assim como os ganhos de grupos econômicos que podem ter sido beneficiados em soma similar com o destino ilegal desse tipo de material.
O nome das empresas envolvidas está protegido por determinação da Justiça. Até o momento, o Ministério Público Federal -que recebeu o inquérito policial- não ofereceu denúncia, embora já esteja de posse dos documentos há dois anos. (ISSO É ERRADO TEM QUE PRESTAR CONTA AO POVO QUE PAGA SEMPRE A CONTA)....
Desta vez, êxito
O delegado da PF de Piracicaba Carlos Fernando Lopes Abelha -responsável pela Operação Fora dos Trilhos, em 2008- entregou relatório com denúncia de novos leilões de bens com valores subavaliados, agora realizados pelo Dnit. A controladoria classificou o material como "farto" em documentação e com indicações fortes de que o modelo repetiria um esquema que permitiu "enriquecimento ilícito".
Esse alerta fez o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, pedir ao Ministério dos Transportes a imediata suspensão do leilão. O ministro Paulo Sérgio Passos acatou a recomendação e determinou nova avaliação dos bens.
A CGU aguarda o resultado para ter informações que subsidiem o Processo Administrativo Disciplinar. A reportagem da Folha esteve num ramal ferroviário na cidade de Avaí, a 450 quilômetros de São Paulo, local onde repousam, há dez anos, 75 vagões do tipo Hopper. É parte do espólio da RFFSA que iria a leilão.
Como sucata, ao preço de R$ 0,50 o quilo, o material poderia ser negociado a cerca de R$ 10 mil. Como ativo ferroviário, um vagão de mesmo tipo custa até R$ 250 mil. A PF diz que vagões chegaram a ser vendidos a R$ 80, inferior ao preço do papelão.
"Os bens levados a leilão pelo Dnit podem ter sido avaliados com os mesmos critérios dos processos licitatórios anteriores, classificando bens servíveis (...) como sucata, (...) promovendo o enriquecimento ilícito de alguns envolvidos em detrimento do erário", afirma o relatório.

------------------------------------------------------------------
(Isso só acontece em Terrae Brasilis, essa turma toda deveria sofrer um novo AI-6 na pele para aprender a ser honesto com as coisas públicas)...
Já se fosse em Cuba ou na China, ou na antiga URSS iriam todos para o PAREDÃO. !!!
ESSE PAÍS NÃO É SÉRIO , e um absurdo só como podem tratar a coisa assim..... FAIXINA NESSA TURMA JÁ !!!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

ALL ( TRENS ) RESPONDE FARINA

ALL DIZ  QUE NÃO TEM NADA A VER


A América Látina Logística (ALL) enviou-me e-mail (PDF) respodendo pedido por mim endereçado, afirmando entre outras coisas que recebeu a ferrovia em concessão e arrendamento da Governo Federal da forma em que estava apenas com a obrigação de conservá-la e devolve-la daqui 30 anos em funcionamento. Disse ainda que a ferrovia chegou antes dos loteamentos. Diz que todo loteamento que chegou após a linha férrea é obrigação da prefeitura e loteador oferecer segurança aos motoristas e pedestres. Confirmou a existencia de 4 projetos de viadutos e uma passarela para transposição da linha em análise no DNIT. Afirmou no final que qualquer operação de paralisação dos trens configura crime.  Gerencia de Relações Corporativas e Patrimônio -  Telefone: (41) 2141-7410,  Fax: (41) 3365-6566 - ALL - América Latina Logística -  site: www.all-logistica.com, assinado por Polliana. JOSÉ CARLOS FARINA

domingo, 12 de junho de 2011

sábado, 11 de junho de 2011

TREM - SINÔNIMO DE PROGRESSO - ROLÂNDIA - By FARINA

DEBATE COM UMA PESSOA QUE É CONTRA OS TRENS EM ROLÂNDIA (ORKUT)

Qualquer pessoa com inteligência mediana sabe  que todos os paises do 1º mundo possuem uma ótima malha ferroviária com trens modernos transportando a maior parte das mercadorias... Se vc quiser a R.F..F.S.A. de volta saiba que o volume de cargas vai cair 90%.... Mas precisamos evoluir muito ainda neste setor.... E tem mais...se o volume de cargas da A.L.L. multiplicou mais de 30 vezes é porque os clientes estão ganhando mais (com relação aos caminhões)  Eu conheço um monte de cidade no Estado de São Paulo onde o trem deixou de passar que praticamente  sumiu do mapa... Vc quer o mesmo para Rolândia e para o norte do Paraná? TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA

terça-feira, 7 de junho de 2011

ESTAÇÃO DE TREM DE ROLÂNDIA - 1935

LINDA
(CLIQUE P/AUMENTAR)
VEJAM QUE NA HORA DA FOTO PASSAVA UM TREM MARIA FUMAÇA...
EM VOLTA ERA APENAS FLORESTA E ROLÂNDIA UM PEQUENO
POVOADO...
A CAIXA D´ÁGUA ESTÁ NO MESMO LUGAR ATÉ HOJE... 
TEXTO JOSÉ CARLOS FARINA









COM ZOOM



 MAIS ZOOM














FIM

quarta-feira, 4 de maio de 2011

TREM PÉ VERMELHO LONDRINA MARINGÁ VAI SER APROVADO

MINISTRO ASSINA NA PRÓXIMA SEMANA

Pelo que li nos jornais de hoje (04/05) o Ministro dos Transportes assinará na semana que vem a ordem de serviço para o trem de passageiros de Londina a Maringá já conhecido como Trem Pé Vermelho. Espero que planejem a linha em dois segmentos. Um de Apucarana a Londrina e outro de Apucarana a Maringá. É que são duas regiões distintas. Espero também que seja feito um trem do tipo "metrô de superficie", mais rápidos e seguros. TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA

quarta-feira, 6 de abril de 2011

TREM PÉ VERMELHO NO PAC 2 ?

CADÊ OS DEPUTADOS E SENADORES DO PARANÁ?

Em nome da população do norte do paraná peço aos nobres deputados e senadores que deverima defender o nosso Estado que tomem vergonha na cara e vão atrás de verbas para o trem pé vermelho. Tem dinheiro para tudo então queremos o nosso metrô de superficie. JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO - ROLÂNDIA - PR.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

TEM DINHEIRO PRA TUDO MENOS PARA O TREM PÉ VERMELHO

CADÊ O DINHEIRO DO LULA PARA O TREM E PARA A SAÚDE?

Li nos jornais hoje que o governo Lula emprestou mais de 60 bilhões de dólares para Paises ricos e enquanto isso o povo aqui morre nos corredores dos hospitais e não temos dinheiro para implantar o Trem Pé Vermelho para Londrina a Maringá. Socorro Brasil!....TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

sábado, 26 de março de 2011

TREM GARANTE O TRANSPORTE AO NORTE DO PARANÁ

FERROVIA MODERNA NO PARANÁ

Como todo país desenvolvido, o norte do Paraná  possui uma ferrovia cada vez mais desenvolvida. A  A.L.L. tem equipado nossos comboios com locomotivas novas para garantir o transporte rápido  e seguro até os portos de Paranaguá ou Santos. Se depender dos trens o norte do Paraná avança cada vez mais rumo ao lugar que sempre mereceu estar. Somos o celeiro do Brasil. TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

terça-feira, 22 de março de 2011

TREM TRANSPORTAVA TUDO ( ROLÂNDIA )

BONS TEMPOS DOS TRENS
Nas décadas de  30 a 60 os trens da antiga R.F.F.S.A. tranportavam pessoas, mercadorias em geral e até animais vivos. Lembro-me que meu saudoso pai José Farina Filho um dia procurou o chefe da Estação ( o Sr. Vasconcelos)  e perguntou como que ele podia fazer para enviar pelo trem uma leitoa viva para um cunhado dele em São Paulo. Eu estava junto e lembro-me que o Sr. Vasconcelos aceitou a encomenda e pediu ao meu pai que fizesse um engradado do madeira, com ventilação, e que colocasse dentro uma vazilha com água e outra com comida. O porquinho seguiu viagem à noite, por volta das 20 horas e chegou lá em São Paulo no outro dia por volta das 13 horas. O meu tio estava esperando a encomenda na antiga Estação da Luz, e a leitoa foi o prato principal da ceia de natal da familia. Hoje é  impossível você tranportar uma animal vivo nos trens da ALL. JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO - ROLÂNDIA - PR.

segunda-feira, 14 de março de 2011

NÃO PODEMOS PERDER O TREM PÉ VERMELHO

O NORTE DO PARANÁ TEM QUE SE UNIR


Não podemos deixar a idéia do trem pé vermelho esfriar. Todos os prefeitos do norte do paraná têm que se aliar com os deputados e senadores e irem a Brasilia protocolar o  projeto. Afinal somos ou não a região com a maior produção agricola do Brasil?
TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

ROLÂNDIA REINVIDICA " TRINCHEIRAS / VIADUTOS " PARA O TREM

ROLÂNDIA EXIGE UM VIADUTO IGUAL
            (foto Moacir Carrocia de Cambé)








Por que  Cambé e Londrina conseguiram e Rolândia não? É falta de representatividade? Cadê os deputados e senadores do norte do Paraná? Queremos um viaduto para a transposição da linha férrea já!....JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÃNDIA - PR.

sábado, 12 de março de 2011

TREM PÉ VERMELHO - VIADUTO

LONDRINA - PARANÁ - BRASIL - PAÍS DE TERCEIRO MUNDO

Temos que nos conformar. Se Rolândia não consegue verba nem para a construção de um viaduto para a transposição da linha férrea quanto mais uma nova ferrovia para transporte de passageiros. O norte do Paraná é uma das   regões mais ricas do Brasil  mas infelizmente tem deputados e senadores fracos. Precisamos nas próximas eleições escolher melhor os nossos representantes. Os atuais não estão nem ai para o Trem Pé Vermelho do norte do Paraná. TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

TREM PÉ VERMELHO MIXOU

´O norte do paraná não tem bons deputados e senadores. Falta pra nós representatividade política. Se fosse em São Paulo o trem já estava apitando na estação. Peço aos nossos políticos que criem vergonha na cara, tirem as bundas das cadeiras e trabalhem mais. JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

TREM DE LONDRINA A MARINGÁ - NORTE DO PARANÁ

LINDO.....LINDO...

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

QUE FIM DEU O PROJETO TREM PÉ VERMELHO " ?

COMO FOI GASTO OS R$ 400 MIL ?
O Programa de Trens Regionais do governo federal selecionou duas regiões no país para instalar trens de passageiros, e uma delas é o trecho Paiçandu-Ibiporã. Os estudos são realizados pelo Laboratório de Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (Labtrans), que recebeu R$ 800 mil do governo federal – R$ 400 mil para o Paraná e outros R$ 400 mil para o trecho que será construído entre Bento Gonçalves e Caxias (RS). 
TEXTO E FOTO DE JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

NOVA LINHA PARA O TREM

NÃO É EM ROLÂNDIA NÃO!....
O município de Apucarana está licitando os projetos de mudança da linha do trem para fora da área urbana. O valor estimado destes projetos é de 2 milhões. Pela área urbana de Apucarana passa dois ramais de trens: Um  no sentido Ponta-Grossa e outro no sentido Maringá. Enquanto isso Rolândia permanece como a cidade do "pula".  Nem uma simples trincheira conseguimos. TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

ENCONTRO DE LOCOMOTIVAS DIESEL COM VAPOR

Encontro histórico nos anos 60.

TREM PÉ VERMELHO 2 - BY FARINA

TUDO COMEÇOU COM O TREM


A Companhia de Terras norte do Paraná pensou em tudo. Como a nossa terra argilosa se torna quase que intransponível em dias de chuvas, logo no começo a Companhia já iniciou os trabalhos da construção da ferrovia de Ourinhos a Londrina e depois com o tempo até Maringá. Apesar da floresta virgem os imigrantes e migrantes aqui chegaram trazendo tudo o que precisavam nos trens. As primeiras produções era exportadas pelos trens. Os primeiros animais (cavalos, gado, galinhas e porcos) vierem de trem. Não foi fácil construir a ferrovia no meio da selva, sem poder contar com máquinários modernos. A maior parte dos serviçoes eram feitos no enxadão e carregando a terra com carroças puxadas por muares. A estação de Londrina foi inaugurada em 1935, no mesmo dia em que a ponte sobre o rio Jataizinho foi inaugurada, dando passagem ao trem, que chegava a uma cidade que havia crescido muito desde sua fundação em 1929. No início de Londrina e do norte do Paraná tudo girava em torno dos trens. Quando a Maria Fumaça apitava lá na curva o chefe da Estação tocava um sino (que está lá até hoje) e muita gente vinha para conferir quem estava chegando e quem estava viajando. Todas as novidades chegavam no trem. Os homens iam lá para ver as mulheres. As mulherem iam para ver as roupas diferentes vindas de São Paulo. Outros iam ver só o trem, afinal era uma máquina que dava medo...aquele assopro quando o maquinista soltava o excesso de vapor....a molecada corria de medo. Muitos iam só para dar tchau para quem partia ( Era chique dar tchau para quem partia.) Bem, em resumo era isto...o trem fazia (e faz) parte de Londrina e de todo o norte do Paraná.
JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO (ROLÂNDIA)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CHEGADA DO TREM EM ROLÂNDIA - PR.

Em janeiro de 1935 aqui chegava pela primeira vez a famosa Maria Fumaça. A contribuição dos imigrantes estrangeiros e dos imigrantes brasileiros foi de fundamental importância no desenvolvimento de nossa cidade. Os primeiros anos foram de muitas dificuldades, mas a vontade de vencer e de sobreviver fez do pioneiro um forte, verdadeiro herói anônimo, que além de tudo teve que suportar as agruras decorrentes da II Guerra Mundial. A nossa cidade, a exemplo de outras cidades brasileiras, cujos nomes eram de origem germânica, teve que mudar seu nome. Em 30 de dezembro de 1943, ao mesmo tempo em que era criado o Município de Rolândia, o nome foi trocado para Caviúna. Somente em 1947 é que retornou o antigo nome Rolândia. Hoje, aos 68 de sua fundação, podemos dizer que Rolândia é uma cidade humana, cuja riqueza ainda é proveniente da agricultura. No começo, os cafezais é que geravam a riqueza; hoje, a diversificação da agricultura se faz presente com destaque na soja, milho, trigo, cana de açúcar e laranja. Rolândia conta ainda com uma pecuária invejável e um parque industrial em franco desenvolvimento. (Claudia Schwengber).